Entrevistas

Sejam bem vindos!

Apresentação: Saulo Monteiro, professor de Geografia, tendo estudado no IFRJ e na PUC-Rio. Residindo na cidade do Rio de Janeiro, RJ. É médium, atuando na oratória e compõe a direção da Sociedade Espírita Sorella.


1 - COMO VOCÊ VÊ O MOVIMENTO ESPÍRITA HOJE NO MUNDO?

Não conheço senão por notícias, o movimento espírita fora do Brasil. Quanto ao nosso país penso que o movimento ganha maturidade neste século XXI, em que as práticas espíritas genuínas se consolidam mesmo diante dos mais diversos modismos e "invencionismos".  Creio que manter as bases kardequianas de avaliação dos fenômenos e as diretrizes doutrinárias do edifício central do Espiritismo é um passo importante em busca da construção por aqui da Casa do Caminho.

2 - DENTRO DO PROJETO DO MUNDO ESPIRITUAL PARA O BRASIL, DE “CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO”, COMO PODEMOS NOS SITUAR HOJE?

Penso que ainda temos muito a avançar no que tange à espiritualização da nação e dos que nos procuram. Mas ao mesmo tempo enxergo que realmente ha uma especialidade já conquistada por nós latinos e principalmente brasileiros em relação à recepção da diferença, absorvendo os mais diversos elementos. O nome disso é fraternidade, e é um primeiro passo para que ofereçamos uma dia um protocolo mais completo de amor, liberdade e tolerância em que todos coração angustiado possa, pelas portas da reencarnação chegar ao Brasil e se retemperar pelo Cristo.


3 - O ESTARDALHAÇO EM TORNO DO MAL QUE GRASSA  HOJE NA TERRA, OFUSCA A AÇÃO DO BEM QUE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE E QUE, QUASE SEMPRE, PASSA DESPERCEBIDA. COMO ANALISAR ISSO?

Não sei se concordo plenamente com a afirmação. Nós estamos viciados e focados em um só tipo de noticiário, sensacionalista e utilitarista. Sabendo procurar veremos que o bem não está assim mais tão escondido. Mas é certo que em nossa planeta o mal ainda predomina e com ele sua divulgação ampla. Solução para isto será sempre a mesma: mudar dentro para ver repercussão fora.


4 - O ESPIRITISMO É MAIS APTO DO QUE QUALQUER OUTRA DOUTRINA A SECUNDAR O MOVIMENTO DE REGENERAÇÃO. COMO ESTÁ O TRABALHO DO MOVIMENTO ESPÍRITA FRENTE A ESSE DESAFIO?

Também gostaria de relativizar esta afirmação, pois essa vanguarda é muito mais moral do que doutrinária. Kardec nos ensina em A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo que a regeneração será feita pelo conjunto das mudanças no coração do homem mais do que pelos preceitos doutrinários que cada um segue. No entanto, é claro que a Doutrina como Terceira Revelação nos oferece uma base enorme para esse movimento de regeneração. Penso ainda que o melhor trabalho é um Centro Espírita bem organizado e fiel à Kardec. O resto Deus faz!

5 - COMO DEVE SER ORIENTADA UMA PESSOA QUE CHEGA À CASA ESPÍRITA COM ECLOSÃO DA MEDIUNIDADE?

Deve ser acolhida e orientada. Percebo que o mais prático ainda é ser adotado por um irmão. Sem fraternidade e amizade ninguém consegue nada! Para ser bem recebido e conduzido dentro da mediunidade é necessário um bom acompanhamento. Amor sabe?!! Além disso, os Espíritos estão sempre nos orientando a orientar. Fora isso, estudar O Livro dos médiuns é essencial. E para isso é preciso também orientação e acompanhamento.

6 -  A FAMÍLIA PASSA HOJE POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS EM SUA ESTRUTURA BÁSICA. QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXARIA PARA OS PAIS CONTEMPORÂNEOS?

Saiba olhar seu filho como espírito imortal e não se deixe contaminar pelas circunstancias do mundo material. Veja as tendências do pequeno e trate-as com o Evangelho!

7 - OS BENFEITORES ESPIRITUAIS NOS ALERTAM QUE A TERRA ESTÁ PASSANDO POR GRANDE TRANSIÇÃO, QUE A LEVARÁ A UM ESTÁGIO MAIS AVANÇADO EM SUA TRAJETÓRIA EVOLUTIVA – E ISSO NÃO SE DÁ SEM DORES E SOFRIMENTOS. FALE UM POUCO SOBRE ESSE PROCESSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A HUMANIDADE.

Como dizíamos acima, não será a Terra a se regenerar! Não existe transição do planeta, estritamente. Nós estamos em transição e por isso estamos lutando. Esse processo é de moralização do ser humano e não há porque falar da matéria. É o espírito que está em progresso e é ele que precisa de cuidados evangélicos. As consequências são portanto na humanidade e não para a humanidade. O texto Sinal dos tempos, de Kardec em A Gênese é esclarecedor!

8 - COMO VOCÊ  VÊ OS EVENTOS COMO POR EXEMPLO, OS ENCONTROS ESPÍRITAS QUE ACONTECEM NAS CASAS ESPÍRITAS, COMO MECANISMOS DE DIVULGAÇÃO DOS POSTULADOS ESPÍRITAS CRISTÃO PARA A COMUNIDADE?

É isso! A Casa Espírita precisa ser o núcleo de espiritualização da sociedade, seja em suas reuniões mediúnicas, seja na divulgação e ensino da Doutrina. Falar de Jesus, divulgar Kardec, tímida ou ousadamente, de acordo com os dons de cada um, é nossa missão desta hora, que aliás, segundo Jesus, é a última!
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão! Sua opinião é muito importante para nós!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...